sábado, 15 de setembro de 2012

UM BAIRRO PRECIOSO



            A cidade do Rio de Janeiro tem um bairro essencialmente residencial chamado Rocha Miranda, que fica entre a Av. Brasil, Madureira e Mar. Hermes. Mas isso não quer dizer nada.

Acontece que Rocha Miranda tem pelo menos sete ruas com nomes de pedras preciosas: Rua das Opalas, Rua dos Ônix, Rua das Turmalinas, Rua das Turquesas, Rua dos Rubis, Rua dos Diamantes e Rua das Safiras. E a Praça 8 de Maio, assim chamada em homenagem ao fim da 2ª Guerra Mundial (8.5.1945), até 1945 chamava-se Praça das Pérolas. Por que isso?

A primeira resposta que vem à mente é uma possível homenagem à reconhecida diversidade brasileira em gemas, que nos coloca em destaque entre os países produtores dessas substâncias. Mas, a razão é outra, e bem mais importante. Por ali corre o rio das Pedras, e nele havia antigamente um garimpo, o que levou aquela área da cidade a ser chamada, na época, de bairro das pedras preciosas

O nome Rocha Miranda foi dado em homenagem à família que promoveu o loteamento da região no início do século 20. As terras constituíam a Fazenda Sapê, que o Barão de Mesquita (hoje nome de rua na cidade) vendeu à família Rocha Miranda em 1916. Os novos proprietários promoveram o loteamento e deram às ruas nomes de pedras preciosas. 

                A propósito, na Rua dos Topázios, bem próximo à praça, existe uma joia arquitetônica, o prédio onde foi inaugurado, em 1954, o Cinema Guarani, que tinha escadas feitas com mármore de Carrara. Ele foi projetado por Alcides Torres da Rocha Miranda, filho de Luiz da Rocha Miranda Sobrinho, o Barão de Bananal, que foi o responsável pelo loteamento do bairro

            Portanto, se você for cavar o solo de Rocha Miranda, seja para abrir um poço ou simplesmente para buscar minhocas, fique atento; você poderá encontrar mais do que apenas água ou isca para o seu anzol.  

17 comentários:

  1. Meu grande amigo Paulo Roberto Amorim dos Santos Lima leu o texto acima e mandou dizer que em Cabo Frio (RJ) o bairro Portinho tem muitas ruas com nomes de rochas e pedras preciosas: Cristal, Ônix, Ágata, Turmalina, Crisólito, Berilo, Diamante, Brilhante e Sílex, além das rochas Granito e Ardósia.
    Minas Gerais tem diversas cidades com nomes desse tipo, como Turmalina, Berilo, Rubelita e Malacacheta.

    ResponderExcluir
  2. boa noite gostaria de saBER se os lotes da estrada do OTAVIANO SE FORAM VENDIDOS POR ESSA familia e se há herdeiros para tomar posse do que é deles.nehiamachado@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber se alguem ja achou alguma coisa nesse lugar pois nunca ouvi nada .?

    ResponderExcluir
  4. Sim, acharam, mas a garimpagem acabou há bastante tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mais o senhor fala isso com propriedades ou sehor ouviu falar

      Excluir
    2. Ronaldo, não conheço o local. O que sei foi fruto de pesquisa na internet.

      Excluir
  5. Nascido e criado no Bairro, gostei muito deste presente.

    ResponderExcluir
  6. Gostei de saber da história de Rocha Miranda,sou nascido e criado lá vlw

    ResponderExcluir
  7. É muito bom saber que eu nasci num bairro muito precioso

    ResponderExcluir
  8. Então o Sr ouviu falar ou Sr conheceu alguém

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Tenho curiosidade porque trabalho com pedras preciosas

    ResponderExcluir
  11. Bom dia professor Pércio! Estou pesquisando o engenho do Portela e as fazendas do entorno. O senhor sabe me dizer se hoje é possível identificar onde ficava a sede dessas fazendas e localizar os limites delas?

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é José Luiz e meu e-mail jlg.moraes@gmail.com

    ResponderExcluir