quinta-feira, 4 de outubro de 2012

VENDO DE PERTO AS ESMERALDAS COLOMBIANAS




                A Colômbia é conhecida como fonte das melhores esmeraldas produzidas atualmente, bem como o país que mais produz essa pedra preciosa (60% da produção mundial). Foi lá também que se encontrou, em 1999, o maior cristal de esmeralda já visto, com 2,5 kg, e que até junho de 2011 pelo menos não havia sido lapidado.    
          Recente viagem a Cartagena, importante cidade turística daquele país, permitiu-me ver de perto essas famosas esmeraldas e comprovar que são, de fato, muito bonitas. Há muitas joalherias espalhadas pela cidade, principalmente na sua parte antiga, e esmeraldas, claro, são a gema que elas mais vendem e exibem, tanto no estado bruto (foto abaixo) quanto lapidado. 

 
            Mesmo sabendo que se está no país que é o maior produtor do mundo, é natural que se tenha dúvida se aquela pedra linda que nos chamou a atenção tem realmente qualidade acima da média e se o preço que pedem por ela está, de fato, abaixo dos preços médios praticados no mercado internacional.  Tudo nos leva a crer que que estamos vendo esmeraldas lindas e a preço mais baixo do que pagaríamos no Brasil, mas será mesmo assim ?
            O Boletim Referencial de Preços, editado no Brasil, informa o preço de duas categorias de esmeraldas colombianas quanto à qualidade: boa (primeira) e excelente (extra). Mas, como o consumidor leigo no assunto pode saber qual é a boa e qual a extra? E qual a que não chega a ser nem boa?
Em Cartagena, uma das joalherias que visitamos reconhece quatro categorias: verde-escura, verde-clara, verde-azulada e verde-amarelada (da mais valiosa para a menos valiosa). Não sei se esta classificação é amplamente usada lá, mas ela existe e é, sem dúvida, bem mais compreensível para quem não é especialista.
Gosto não se discute, não é?  Pois então deixem-me dizer que, para mim, as esmeraldas verde-claras que vi eram mais bonitas, de cor mais viva, que as verde-escuras, que são mais caras.
            E com relação ao preço? São as gemas vendidas em Cartagena realmente mais baratas que as vendidas no Brasil?  Deve-se lembrar que aquela é uma cidade que vive do turismo, e cidades turísticas costumam ter preços altos. Em se tratando de um produto que sabem ser o melhor do mundo, com mais razão ainda pode-se esperar preços altos.
            Uma esmeralda de 2 ct (dois quilates ou 400 miligramas) muito bonita me foi oferecida lá por 3.400 dólares, ou seja, 1.700 dólares por quilate. Consultando de novo o Boletim Referencial de Preços, vê-se que, no Brasil, uma esmeralda colombiana lapidada de 1-2 ct vale entre 1.500 e 2.300 dólares por quilate se for boa e entre 2.300 e 4.500 dólares se for excelente. Gemas de 2 e 3 ct valem 2.500 a 3.500 dólares se forem boas e 3.500 a 8.000 dólares por quilate se forem excelentes. 
Portanto, dá para dizer, que os preços de Cartagena são, sim, baixos em relação aos praticados no Brasil. Mas recomenda-se pechinchar, porque os vendedores sempre reduzem o valor pedido inicialmente (e, além de pechinchar, peça uma esmeralda bruta de brinde).
E as joias de esmeralda vendidas na Colômbia? Pelo que vi, são bonitas, com um design predominantemente clássico. A montagem é feita sobretudo com ouro, tanto branco quanto amarelo. O conjunto acima, em ouro branco, com peças de 12 mm x 8 mm, pode ser comprado por 680 dólares.
            Das muitas joalherias, recomendamos a Joyería Caribe, que tem anexo um pequeno museu. Nele se podem ver esmeraldas brutas  classificadas pela cor, pequena réplica de uma mina subterrânea, cristais brutos belíssimos, como o da foto abaixo (com cerca de 3 cm), soltos ou na rocha, e outras coisas, além de observar ao vivo lapidadores trabalhando.

 

 
 


 


 

 
As esmeraldas colombianas ocorrem em veios com calcita, quartzo e pirita (foto abaixo). Elas provêm de várias minas, algumas das quais já produziam quando os espanhóis chegaram à América do Sul.


 As mais famosas são Muzo, El Chivor e Somondoco, mas há também Coscuez, Maripi, Peña Blanca e La Pita. A zona produtora fica na cordilheira dos Andes e ocupa uma área de 50 km x 250 km. Perguntei se era possível visitar essas minas, mas me disseram que não é uma viagem segura, mesmo para os colombianos. Mas, já foi muito bom ver o que vi em Cartagena.

47 comentários:

  1. Parabéns pela postagem.
    Muito boa e rica em detalhes.
    Obrigado por compartilhar conosco esta maravilha.Um abraço.
    Carlos.

    ResponderExcluir
  2. Percio bom dia,
    Muito boa sua explanação,tenho duas peças das Colombianas esculpidas.

    ResponderExcluir
  3. Meu interesse em colecionar achados de minerais-gema teve início na infância, assunto que me manteve fascinado, a ponto de escrever o livro "A Pedra da Onça: jazidas, lavras e garimpos no Espírito Santo", com a linguagem coloquial dos garimpeiros deste estado.Atualmente rumo para a 3ª edição, agora assistido tecnicamente pela professora Daniela Newman da UFES. Agora, nesta edição, os textos foram melhorados, inclusive com a incoporação de verbetes do seu dicionário. Fugi do tema do texto das emeraldas para aproveitar a oporunidade de lhe falar. Parabéns pelas matérias postadas e grto pela oportunidade. Idomar Taufner

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho uma pedra muito valiosa a venda. chinde07@gmail.com

      Excluir
    2. Tenho interesse. Qual a pedra? Entre em contato.
      att

      Felipe Amorim
      BFA Holding S.A.
      contato@bfaholding.com

      Excluir
    3. Gente eu vendo esmeraldas do Brasil ta .pedras brutas de esmeraldas...interessados me chamem no whatsapp 71 82259928..me chamo fabio

      Excluir
  4. Tenho várias esmeraldas com laudos... alguém tem interesse??? willerlourenco@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, Prof. Taufner, e parabéns pelo seu trabalho. Não conheço nada dos garimpos do Espírito Santo... Terei que ir aí um dia. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Gemólogo de referencia internacional.
    Abraços.
    Lelis
    lelissobrinho@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Fernanda. Quando a gente trabalha com seriedade e fazendo aquilo de que gosta, as coisas acontecem. Um abraço,

      Excluir
    2. Olá bom dia meu nome é fabio eu achei uma pedra verde escura, eu ia perguntar se ela tem algum valor

      Excluir
    3. Primeiro é precisos saber que mineral é; depois, sua qualidade (cor e pureza); por fim o tamanho da pedra.

      Excluir
  7. Olá, estou a procura de diamantes e esmeraldas brutas para alianças. Você sabe se consigo encontrar essas pedras em algum lugar do Brasil?

    Obrigada,

    Anna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só hoje estou vendo seu comentário no meu blog. Desculpe, mas não costumo rever textos antigos.
      Se ainda está procurando esmeraldas e diamantes brutos, me escreva por favor para o e-mail perciomb@gmail.com. Um abraço.

      Excluir
    2. opa eu tenho esmeralda bruta e ouro bruto na rocha tiago_l52@hotmail.com

      Excluir
    3. Anna, tenho diamantes direto da mina. Entre em contato, por favor.
      Att

      Felipe Amorim
      BFA Holding S.A.
      contato@bfaholding.com

      Excluir
    4. Gente eu vendo esmeraldas do Brasil ta .pedras brutas de esmeraldas...interessados me chamem no whatsapp 71 82259928..me chamo fabio

      Excluir
  8. A Colômbia produz as melhores esmeraldas do mundo,mas não é o maior produtor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vendo ouro bruto na rocha pra colecionar tiago_l52@hotmail.com

      Excluir
  9. Olá Sr. Percio@@

    Por favor, dê uma olhada em seu e-mail,

    att,

    Maria Angélica.

    ResponderExcluir
  10. olá estou à procura de esmeraldas já talhadas de vários tamanhos e de vários graus de impureza.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho muita quantidade.
      Caso ainda tenha interesse, segue meu contato.
      rcveeck@ig.com.br

      Excluir
    2. Bom dia
      Tenho várias.
      Xilamilly@hotmail.com

      Excluir
    3. Gente eu vendo esmeraldas do Brasil ta .pedras brutas de esmeraldas...interessados me chamem no whatsapp 71 82259928..me chamo fabio

      Excluir
    4. Eu tenho pequenas p anel pingente

      Excluir
  11. uma boa noite amigo percio mandei um email a voce

    ResponderExcluir
  12. Informações úteis e precisas.Parabéns e obrigada.

    ResponderExcluir
  13. TENHO QUATRO UNIDADES DE GEMAS ESMERALDA, AVALIADAS E R$690.000,00, COM LAUDO E LACRE.
    ESTOU A PROCURA DE COMPRADOR

    WHATSAPP 61-92835461

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Gente eu vendo esmeraldas do Brasil ta .pedras brutas de esmeraldas...interessados me chamem no whatsapp 71 82259928..me chamo fabio

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Gente eu vendo esmeraldas do Brasil ta .pedras brutas de esmeraldas...interessados me chamem no whatsapp 71 82259928..me chamo fabio

    ResponderExcluir
  16. Tenho muitas pedras preciosas esmeraldas, turmalinas,diamantes e toneladas de cristal quartzo interpretados .whatsapp (75)998835233 ou por email Valdecirsetelagoas@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Tenho esmeralda, diamantes e toneladas de cristal quartzo. Interessado Zap (75)998835233 ou email Valdecirsetelagoas@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Como faço para ter um laudo de algumas esmeraldas que tenho, são da Colômbia, para posteriormente conseguir vender com uma boa avaliação.

    ResponderExcluir
  19. São brutas ou lapidadas? Onde você mora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sao brutas, tamanhos diversos, moro em sao paulo.

      Excluir
    2. Dayli só hoje apareceu no meu blog a sua resposta.
      Em São Paulo, sugiro procurar o IBGM - Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos.

      Excluir
  20. encontrei uma pedra verde na areia da praia aqui no rio de janeiro ela pesa aproximadamente 2 quilos. como faço pra ter um laudo e se for preciosa pra quem vender?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celia, pode mandar foto. Pedra desse tamanho em areia de praia pode não ser realmente uma pedra.

      Excluir
  21. Olá tenho 30kl de esmeraldas com laudos I valor comercial. Você sabe onde posso vendê-las é herança !!

    ResponderExcluir
  22. Prezado Elvis. São esmeraldas brutas ou lapidadas ?

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Tenho 260 CTS de esmeralda lapidada com laudo geomologico avaliados em mais de 120 mil dólares e queria vender como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve procurar compradores na Bahia, São Paulo ou Belo Horizonte. Nessas cidades é mais provável conseguir compradores.
      Mineração Canelhas e Organizações Manuel Bernardes talvez comprem.
      Há vários grupos no Facebook que reunem compradores de gemas, como o Clube da Lapidação e Clube da Gemologia.

      Excluir