sábado, 15 de setembro de 2012

UM BAIRRO PRECIOSO



            A cidade do Rio de Janeiro tem um bairro essencialmente residencial chamado Rocha Miranda, que fica entre a Av. Brasil, Madureira e Mar. Hermes. Mas isso não quer dizer nada.

Acontece que Rocha Miranda tem pelo menos sete ruas com nomes de pedras preciosas: Rua das Opalas, Rua dos Ônix, Rua das Turmalinas, Rua das Turquesas, Rua dos Rubis, Rua dos Diamantes e Rua das Safiras. E a Praça 8 de Maio, assim chamada em homenagem ao fim da 2ª Guerra Mundial (8.5.1945), até 1945 chamava-se Praça das Pérolas. Por que isso?

A primeira resposta que vem à mente é uma possível homenagem à reconhecida diversidade brasileira em gemas, que nos coloca em destaque entre os países produtores dessas substâncias. Mas, a razão é outra, e bem mais importante. Por ali corre o rio das Pedras, e nele havia antigamente um garimpo, o que levou aquela área da cidade a ser chamada, na época, de bairro das pedras preciosas

O nome Rocha Miranda foi dado em homenagem à família que promoveu o loteamento da região no início do século 20. As terras constituíam a Fazenda Sapê, que o Barão de Mesquita (hoje nome de rua na cidade) vendeu à família Rocha Miranda em 1916. Os novos proprietários promoveram o loteamento e deram às ruas nomes de pedras preciosas. 

                A propósito, na Rua dos Topázios, bem próximo à praça, existe uma joia arquitetônica, o prédio onde foi inaugurado, em 1954, o Cinema Guarani, que tinha escadas feitas com mármore de Carrara. Ele foi projetado por Alcides Torres da Rocha Miranda, filho de Luiz da Rocha Miranda Sobrinho, o Barão de Bananal, que foi o responsável pelo loteamento do bairro

            Portanto, se você for cavar o solo de Rocha Miranda, seja para abrir um poço ou simplesmente para buscar minhocas, fique atento; você poderá encontrar mais do que apenas água ou isca para o seu anzol.  

2 comentários:

  1. Meu grande amigo Paulo Roberto Amorim dos Santos Lima leu o texto acima e mandou dizer que em Cabo Frio (RJ) o bairro Portinho tem muitas ruas com nomes de rochas e pedras preciosas: Cristal, Ônix, Ágata, Turmalina, Crisólito, Berilo, Diamante, Brilhante e Sílex, além das rochas Granito e Ardósia.
    Minas Gerais tem diversas cidades com nomes desse tipo, como Turmalina, Berilo, Rubelita e Malacacheta.

    ResponderExcluir
  2. boa noite gostaria de saBER se os lotes da estrada do OTAVIANO SE FORAM VENDIDOS POR ESSA familia e se há herdeiros para tomar posse do que é deles.nehiamachado@yahoo.com.br

    ResponderExcluir