terça-feira, 21 de agosto de 2012

DIAMANTE QUEIMA OU FUNDE ?



            Quando eu trabalhava na Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), a Superintendência Regional de Porto Alegre criou, por sugestão minha, o serviço Pergunte a Um Geólogo. Através dele, nos dispúnhamos a responder gratuitamente qualquer questão relacionada com a Geologia, feita por qualquer pessoa.
O início foi tímido, mas logo a procura explodiu, quando a divulgação passou a ser feita pela internet. Ela aumentou tanto que o Pergunte a Um Geólogo passou a ser centralizado no Rio de Janeiro, de onde as questões passaram a ser distribuídas a membros de uma equipe de voluntários que se dispuseram a atender os consulentes.
Fiz parte, é claro, dessa equipe, respondendo questões relacionadas com Gemologia e Mineralogia principalmente, o que ainda faço, mesmo estando fora daquela empresa já há cinco anos.
Como as questões são feitas sobretudo por pessoas leigas, normalmente não oferecem muita dificuldade para serem respondidas. Quando requerem alguma pesquisa, esta não costuma ser demorada.
Mas, às vezes surgem perguntas estranhas que exigem mais atenção e dedicação na resposta. Foi assim quando um cliente quis saber se o diamante que é progressivamente aquecido acaba queimando ou fundindo.
Como gemólogo, a imagem de um diamante sendo destruído pelo calor nunca me passara pela cabeça, não só por ser improvável, mas também por ser, é óbvio, totalmente indesejável.
E a verdade é que eu não sabia responder. O diamante é composto apenas de carbono, formado a temperatura e pressão muito elevadas, mas será que queimaria?
Comecei minha pesquisa com a bibliografia de que eu dispunha e não achei a resposta. Procurei na internet e não encontrei também uma resposta segura. A essa altura saber o que acontece com o diamante aquecido a altas temperaturas já era não apenas um compromisso com o cliente, mas também uma meta pessoal minha. Eu não sossegaria enquanto não descobrisse aquilo.
Parti então para algo que nunca tinha feito no trabalho do Pergunte a Um Geólogo. Procurei especialistas externos, do Instituto de Física da UFRGS. E foram eles que me deram a resposta. Sabem o que acontece com o diamante quando a coisa esquenta?  Depende.
Aquecido a 900-1.000 ºC, em presença de oxigênio, o diamante, assim como a grafita, volatiliza na forma de gás carbônico (CO2). Ou seja, eles passam diretamente do estado sólido para o gasoso.
Mas, em ausência de oxigênio, eles fundem (sem oxigênio, não existe combustão), só que a temperaturas bem mais altas: o diamante funde a 1.500 ºC e a grafita, a 1.600 ºC.
Portanto, se você quer ver um diamante virar fumaça diante dos seus olhos, basta aquecê-lo a 1.000 ºC.

82 comentários:

  1. Percio não me imagino assistindo a esta cena! um diamante é maravilhoso em todas as suas facetas, porém a informação é interessantíssima, adorei!

    Um grande abraço

    Suely

    ResponderExcluir
  2. É, Suely, Deus não criou o diamante para isso. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Se eu aquece-lo no fogo e joga-lo na água ele quebra.
    e que fui tirar uma duvida e quebrei um em vários pedacinhos ao jogalo na água drixei esquentar mais ou menos 1 minuto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha pedra trincou eu coloquei ela no fogo e depois na água

      Excluir
  4. Isso pode acontecer com muitos minerais, como o quartzo. O diamante é difícil de riscar mas muito fácil de quebrar.

    ResponderExcluir
  5. Tenho 80 pedras e as deixei cada uma por 60segundos no fogo do fogão.e depois joguei na aguá fria nada aconteceu..é éepois fiz o teste do diamond.ll é é bate nos ledes vermelho sem nada de ledes verdes verde acessos.. pôde ser diamántes..?



    ResponderExcluir
  6. Mauro, não sei qual a temperatura a que foram submetidos seus cristais, mas se bem aquecidos eles devem quebrar quando mergulhados em água fria. No meu condutivímetro, acende uma luz verde ao lado da palavra diamante quando se trata dessa gema. Não conheço o aparelho que você usou, mas acredito que seja semelhante ao meu nas respostas.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho umas pedras, não quebram de jeito nenhum, não queimam de jeito nenhum. U cara me ofereceu 50,00 por elas, dizendo que ele compraria apenas para estudos porque elas não "valiam nada". Claro que eu fiquei receosa, porque alguem pagaria 50,00 por algo que não vale nada? Como eu faço para identificar se são diamantes ou não? E como vender depois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O diamante é uma pedra fácil de quebrar; ele é muito difícil é de RISCAR. Se quiser, mande fotos, talvez eu possa identificar. (perciomb@gmail.com).

      Excluir
    2. Boa noite achei uma pedra na rua e fiz alguns teste alguns testes deu e outros não deu certo como faço pra te a certeza de que realmente e um diamante

      Excluir
  8. Tenho umas pedras como faço pra você ver se são verdadeiras ou falsas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho que ter as pedras em mãos e provavelmente testar suas propriedades em meu laboratório gemológico.

      Excluir
  9. Respostas
    1. Tenho uma pedra como saber que é diamante?

      Excluir
    2. Tenho equipamento que mostra se é diamante ou uma imitação. Mostre a pedra a um gemólogo

      Excluir
  10. Pedras tapiocangas ou quimberlitos e possível encontrar diamante e qual seria sua forma.

    ResponderExcluir
  11. A formas varia. Em kimberlitos, costuma aparecer como pequenos cristais octaédricos, mas há outras formas também. Em tapiocangas, não conheço bem, mas acredito que sejam formas mais irregulares, em geral.

    ResponderExcluir
  12. Achei muito interessante, muito obrigado pela informação!!!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia vc zap para eu mandar uma imagem da minha pedra para vc ver

    ResponderExcluir
  14. Olá eu tenho uma gargantilha de ouro e tinha uma pedra igual diamante fiz o teste do fogo . E ela parece que por dentro virou caquinhos mais não quebrou por fora será que era diamante ou quartzo obgda ..

    ResponderExcluir
  15. Não sei que teste é esse a que vc se refere. Mas se ficou quebrada internamente (*craquelada"), parece-me que é um quartzo.

    ResponderExcluir
  16. Diamantes podem trincar al fogo?tenho umas pedra q nao risca de jeito nenhum mas ponhei al fogo e trincou.

    ResponderExcluir
  17. Tinha uma pedra que parecia diamante. Coloquei no fogo e ficou vermelha , dai retirei e ficou normal novamente ,depois coloquei no fogo pela segunda vez e ficou vermelha dai joguei em um copo c água fria e ela quebrou ,será que era diamante? Gostaria de saber saber se diamante se quebra com choque térmico

    ResponderExcluir
  18. O diamante quebra com facilidade, mesmo sem choque térmico. Ele é muito difícil de ser riscado, mas muito fácil de ser quebrado.

    ResponderExcluir
  19. Tentei lixar uma pedra i não consegui e coloquei no fogo i fico tipo xadres qe será que pode ser

    ResponderExcluir
  20. Há muitas pedras que resistem a uma lixa e por no fogo provoca trincas em várias delas. Descreva sua forma, cor , transparencia e se possivel mande fotos.

    ResponderExcluir
  21. Como saber se uma pedra é um diamante? pesquisando na internet vi um videv onde ensinava que aquecendo por alguns minutos e ela mantendo-se inteira é pq eum diamante,se esfacelasse era uma pedra comum! Isso é verdade?

    ResponderExcluir
  22. Deixei 30seg. No fogo ficoucraquelada é amarelada tem valor.

    ResponderExcluir
  23. Pedra craquelada após botar no fogo tem valor.

    ResponderExcluir
  24. Fiz os três teste bafo jornal ponto com caneta deu positivo botei 30seg no fogo craquelou é brilhante. Obrigado.

    ResponderExcluir
  25. Teste seguro para identificar diamante exige equipamento especifico, como condutivímetro.

    ResponderExcluir
  26. Tenho uma pedra ja fiz todos os testes da internet mas nao tenho certeza quando eu tiro foto no celular aparecem varias bolhas ou bolas coloridas e tambem fotos tipo gemas

    ResponderExcluir
  27. bom dia, é eu tenho uma pedra de 3 quilates, eu fiz alguns testes que uma pessoa me instruiu no caso essa pessoa séria hum suposto gemologo tipo essa pessoa me pediu pra ligar a câmera do meu celular e focar bem próximo a pedra...e se por ventura aparecesse, algumas refrações do tipo de um prisma, com várias cores e derrepente aparecesse um formato de um arco-íris, dentro dela se trataria de uma pedra valiosa, ou seja de um diamante raro...e vc acredita que foi exatamente como ele me disse...foi perfeito o que eu presenciei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Willis, nao conheço esse teste. Mas, para um diamante ser raro não basta ter 3 quilates e acho que não basta também mostrar as cores do arco-íris no teste que você menciona.

      Excluir
  28. Eu tenho uma pedra leitosa que não quebra e nem risca com vidia e nem fura gostaria de saber que pedra e esa

    ResponderExcluir
  29. Acho que quebrei um diamante esquetei até fica vermelho e coloquei na água

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde, como faço pra saber se uma pedra e diamante, pois tenho uma azul e colóquio no fogo por 40 segundo e jogueixa direto na água fria ela abriu ao meio só que trincou, joguei no chão mas não quebrou!
    Meu email:jadebraga52@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, teste seguro para identificar diamante exige equipamento especifico, como condutivímetro. Tentar quebrar um possível diamante é atitude muito insensata. Se for diamante mesmo e quebrar perderá muito do seu valor.
      É bom saber que a imensa maioria dos diamantes brutos pesa menos de 1 quilate, ou seja, 200 miligramas. E que é muito fácil quebrar um diamante; difícil é riscá-lo.

      Excluir
  31. Tenho outra que parece ser ouro mas não é , ela é amarelada e com umas pedra preta por dentRO, favor entrar em.contato comigo!

    ResponderExcluir
  32. Bom dia Percio M. Branco, é uma satisfação poder conhecê-lo (mesmo por este meio). Vou sair do tema debatido acima. Sou estudante de Arqueologia e identifiquei material que pode demonstrar ocupações antigas ou muito antigas em nosso litoral.Tenho me apoiado no conceito que o Senhor usa para fósseis para fazer uma datação relativa (e preliminar) de artefatos pré-históricos em ocorrência no NE, no entanto, faço as devidas limitações de minha comparação, pois, os fósseis de que falo são reduzidos pedaços de plantas (fibras de possíveis encordoamentos para amarrar a um cabo) e de animais (tecido, pelos e fragmentos de ossos), microfósseis. Sei que a datação absoluta determinará o real tempo, mas o fato de poder fazer relações através do microfósseis, tanto de possíveis funções e usos dos objetos, quanto sua conservação são aspectos que tem me fascinado. Acredito que, como abordagem metodológica, poderão ser úteis para determinar se um objeto lítico é artefato ou não. Minha pergunta é se o Senhor em interesse em discutir essas questões comigo? Desde Já fico grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, tedhsc.
      Acho interessante sua linha de pesquisa, mas é totalmente diversa de todo o trabalho profissional que fiz nos últimos 50 anos. Desejo sucesso e grandes descobertas a você.

      Excluir
  33. Vou encaminhar um e-mail para o Senhor,com um tema ligado a sua Área.

    ResponderExcluir
  34. Desculpe, vou enviar o referido e-mail mais tarde, com mais fundamentação. Obrigado.

    ResponderExcluir
  35. Percio boa noite tenho uma pedra que tem brilho metalico tem dentro dela um ponto azul.verde.amatelo e souta raios luminozos como uma pedra lapidada ela e cristalizada.procuri no meu imeio no yotub canal tico meneses que tem minhas postagem de minha pedras e me reponda grato tico meneses.boa noite.

    ResponderExcluir
  36. boa noite senhor percio.tenho uma pedra 13g bruta cristalizada que sa raios como um diamante lapidado sera que e um diamanti.tire minhas duvidas.porque leveio a um geologo disse que e um quartz ou que e um cristal outro disse que e uma druza decilicio.pelo meu conhecimento da gemologia o dianante e um cristal olotropico do carbono sua formacao quimica e c puro carbono.ele tambem e um tedra edrico nas quatros vertice da piramedi.ouceja cilicio.carbono.grafit.e oxigenio.fiz todos os teste como manda a gemologia e deu pozitivo DI.mande me a resposta.sou muito grato.meu imail e ticof2808@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Boa noite. Entao encontrei umas pedras so que to meio confuso,muitas pessoas apresentam tantos testes. Mais ate hoje tenho duvidas,tem alguma outra forma que eu possa indentificar um diamante na forma bruta?

    ResponderExcluir
  38. O mais seguro é usar aparelhos como Diamond Tester. Como são difíceis de encontrar, deve-se procurar determinar a dureza. Nenhum mineral risca o diamante, exceto outro diamante.
    A densidade também é importante para ajudar a identificar (mas só ela não basta). Por fim, é bem lembrar que a imensa maioria dos diamantes brutos pesam menos de 200 miligramas.

    ResponderExcluir
  39. bom dia tenho uma pedra diferenciada ela parece uma bolinha de gude tem o mesmo tamanho e cor de leite quando coloco o detequitor de diamante nela o detequitor dispara ela e pesada nao pega ima e nada a risca vou mandar uma foto poderia me chamar no whatsapp pra mandar as fotos em alta resoluçao
    12 99102-9542

    ResponderExcluir
  40. Ana Paula, pode mandar as fotos para 51 99281-2314.
    O que você usou para testar a dureza?

    ResponderExcluir
  41. usei um pequeno diamante e nao riscou encontri essa pedra no em poxoreu mato grosso no rio tenho varias outras mas essa e fantastica

    ResponderExcluir
  42. Oi tenho uma pedra esquentei no fogo e joguei dentro de um copo com água gelada e trinco por dentro e por fora não
    Fiz várias vezes e só trinco por dentro e um diamante ?

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. Respostas
    1. Mande uma foto para 51 99281-2314 e informe o tamanho da pedra.

      Excluir
  45. Olá Sr Percio, boa noite, moro em Vitória ES, tenho umas pedras e nunca soube se tem algum valor, já fiz o teste de por no fogo por 30 segundos e logo em seguida por no copo com água e elas não quebraram e nem ficaram craqueladas...Ficaria imensamente grato se o Sr pudesse analisar as fotos e me dizer se tem valor ou só pedras comuns...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro procurar professores do curso de Gemologia da UFES. Certamente eles pode8rão te ajudar.

      Excluir
  46. tenho uma pedra linda perfeita ja fiz todos os teste levei para universidade queriam ela mas não dei depois queriam trocar e passou uma pessoa que mexe com essas coisas aqui e disse que era 99% de ser um diamante a 12 anos tenho essa pedra mas não me aparece um filho de Deus pra me dizer o resto do 1 % que seria um gemologo ela tem 126 gramas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo tamanho, é extremamente improvável que seja diamante.
      Se quiser, mande fotos para perciomb@gmail.com. Talvez eu possa ajudar.

      Excluir
  47. deixarei meu email caso alguem tenha a resposta
    doracyrfotografica@hotmail.com

    ResponderExcluir
  48. Então eu posso evaporar um diamante em condições de pressão atmosférica ? E se eu mergulhar um diamante numa lava? A viscosidade e temperatura pode quebrar o diamante em função da clivagem ? Eu sou um modesto estudante de geologia confuso a respeito desses diferentes estados do diamante. Oq me intriga é que como um mineral que se forma sob a faixa de 1000⁰ C e a 160km de profundidade, pode evaporar a mil graus celsius e presssoes atmosféricas. E o oxigênio em contato com o diamante para a combustão seria em estado gasoso ou líquido ?

    Att,
    Thiago Carvalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evaporar, não; sublimar (volatilizar) é o termo correto.
      Qualquer mudança brusca de temperatura tende a quebrar um sólido. Pôr um diamante numa lava vulcânica eu acho muito provável que cause sua fratura.
      O diamante se forma muito lentamente, ao longo de séculos ou milhares de anos, se não mais. Aquecê-lo em condições artificiais é um aquecimento muito brusco.

      Excluir
  49. o oxigênio contido na lava pode interagir com o diamante que está submerso ?


    Att,
    Thiago Carvalho.

    ResponderExcluir
  50. Não, Thiago.
    Note que o diamante ocorre em uma rocha plutônica, não vulcânica. Portanto, não fica imerso em lava.

    ResponderExcluir
  51. Encontrei uma pedra amarelo translúcida, coloquei-a no fogo e em seguida na água em temperatura ambiente. A pedrada além de quebrar em três pedaços ficou boiando na água. O que será?

    ResponderExcluir
  52. Se ficou boiando na água, quase certamente não é uma pedra. Talvez acrílico ou outro tipo de plástico.

    ResponderExcluir
  53. Bom dia eu tenho Pércio eu tenho duas MUITO bonitas dia o teste fogo e água brincou mas não consegui riscar posso dar fotos das, uma eu o teste a outra não 21 970984771

    ResponderExcluir
  54. Desculpa os erros acima envie o texto sem revisar

    ResponderExcluir
  55. Boa noite,tenho 5 pedras que tirei de dentro de uma pirita,famoso ouro de tolo,e são lindas branco gelo e bem pequenas,pesando no máximo 1ct,1 que eu coloquei no fogo quebrou talvez pelo tempo que eu deixei,não foram resistente ao fogo estourou

    ResponderExcluir
  56. Não sei o que pode ser. Pode enviar fotos, se quiser.

    ResponderExcluir
  57. Existe algum outro composto orgânico que age dessa forma ou é só o diamante?

    ResponderExcluir
  58. Além do diamante e da grafita, não conheço nenhum outro. Provavelmente outros polimorfos do diamante, como a londsdaleíta, se comportem do mesmo modo.

    ResponderExcluir