sexta-feira, 12 de junho de 2020

SOBRE A FORMA DA TERRA


              No Curso Ginasial (últimas séries do atual Ensino Fundamental), a gente aprendia as provas de que a Terra era esférica. A mais clássica delas era a do navio que se aproxima ou se afasta do porto. Quando se aproxima, a gente vê primeiro o mastro depois o casco; quando se afasta, desaparece primeiro o casco, depois o mastro. Outra prova era a sombra de Terra projetada na Lua nos eclipses lunares. E havia ainda uma evidência indireta: se todos os demais planetas do nosso sistema solar são esféricos, por que ela não seria?
Aprendia-se também que nosso planeta não era perfeitamente esférico. “A Terra é achatada nos polos e dilatada no equador”, diziam os livros e os professores. De fato, o diâmetro mede 12.756 km na direção Este-Oeste e 12.714 km na direção Norte-Sul, o que dá uma diferença de 42 km. (O que não me ensinaram é que o raio do polo Norte é 45 m maior que o do polo Sul.)
Mas tarde, aprendi que a forma não é bem esférica, mas sim um tanto parecida com a de uma pera, levemente mais larga no hemisfério Sul do que no Norte.
Por fim, no curso de Geologia, me ensinaram que a forma é bem menos regular e que o mais adequado era chamá-la de geoide (geo=Terra + oide=forma), uma forma que só ela tem.
Em 2011, o satélite Goce, da Agência Espacial Europeia, mostrou uma imagem diferente da forma do nosso planeta, obtida a partir da variação da força de gravidade.  Essa força varia de um local para outro na superfície terrestre, sendo influenciada por grandes massas como as montanhas, e essas diferenças, numa escala exagerada, são visíveis na figura abaixo.


 As cores vermelha a amarela mostram as regiões onde a gravidade é mais forte e as cores azul a violeta, onde ela é mais fraca.
O resultado parece mostrar que o nosso planeta tem a forma de uma batata. Mas, como foi dito, a escala está exagerada. Ele está longe de ser tão irregular assim.
Suponho que a Terra talvez fosse mais esférica do que é se não tivesse sofrido, quando ainda estava em formação, o enorme impacto de um asteroide que lhe arrancou um grande pedaço, que é hoje a nossa Lua. Mas, posso estar errado.
Por fim, para não passar por desinformado, quero deixar claro que sei, sim que há gente por aí dizendo que a Terra é plana.  Mas, não tenho nada a dizer a eles. Meu recado é para aqueles que contestam isso dizendo que  “a Terra não é plana, é redonda”.  Ora, gente, um CD e uma pizza são planos, mas também são redondos. Digam, então, que "a Terra não é plana, é esférica". Ou quase.

14 comentários:

  1. Gosto muito de ler o seus textos. Esse não foi diferente. Obrigada Pérsio.

    ResponderExcluir
  2. Não sei quem é você, mas agradeço
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Achei muito didático o texto. Parabéns! Abs,

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, muito bom, discorreu e arrematou este assunto que até hoje, ainda tem gente vendo eclipse lunar e não enxerga a nossa sombra. Evolução. Não tem nada de errado. Entendo que o tempo é uma criaçao do ser humano. Se aquele asteróide enviado há 65 milhões de anos não tivesse vindo, talvez a raça humana seria freiada ou exterminada pelos dinos. A perfeição da criação, do Criador, no tempo, é algo que está muito acima da nossa inteligência e ao alcance de nossos olhos.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, Afonso. Excelentes os seus comentários. um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Então, Pércio, onde a gravidade é mais forte nós pesamos mais e onde é mais fraca pesamos menos? Talvez a diferença seja tão pouca que sequer se perceba.
    Amei a matéria. Como sempre é um prazer te ler.
    Beijoca

    ResponderExcluir
  7. É isso mesmo, Iara. A diferença é mínima mas existe. .
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. E tem gente, que se acha entendido e é até guru de governante, dizendo que ela é plana como um de futebol e tem personagem três estrelas que acreditam!!!!!

    miguelmsouza@yahoo.com.br

    ResponderExcluir