quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

O ÔNIX E O JADE

    Anos atrás, a TV Globo exibiu uma novela que tinha entre as personagens uma mulher chamada Jade. A novela (ou a personagem pelo menos) fez tanto sucesso que, a partir daí, muitos pais deram o nome de Jade a sua filha. Acontece que jade, a pedra preciosa é o jade, não a jade.  O sucesso da novela criou essa confusão e hoje muita gente se surpreende quando ouve alguém se referir ä pedra preciosa como o jade.
    Outra confusão desse tipo pode estar ocorrendo agora. A constante presença nos noticiários do ministro Onyx Lorenzoni pode estar levando muita gente a chamar outra pedra preciosa, o ônix, de onix.   
    Atenção aí, gente!

4 comentários:

  1. amigo bateei um cascalho proximo a um lajedo de quartzo e saiu uma geminhas muito poequenas e amarela e eram pesadas pois o quartzo e a areia negra sairam, Qual gema você acredita q seja ? a cor dela era amarela

    ResponderExcluir
  2. Difícil dizer, Cidiney. Talvez se você mostrar fotos ou informar que outros minerais aparecem juntos, eu posso ter uma ideia.

    ResponderExcluir
  3. Caro Pércio, tenho recebido muito Quartzo verde (Aventurina SG - 2,65) que o cliente jura ser Jadeíta (SG - 3,30 - 3,38). Até onde eu sei, a diferença de preço entre Quartzo e Jadeíta é muito grande.Você sabe se existe ocorrência de Jade-Jadeíta no Brasil?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir