sábado, 2 de fevereiro de 2019

A FOSSILIZAÇÃO E A VALE


 Uma das primeiras coisas que se aprende ao estudar Paleontologia é que a condição primordial para que um animal ou planta fossilize é o rapido recobrimento.  Se o ser vivo morre e logo e recoberto por argila ou outro sedimento, ficando isolado do contato com o ar, não ocorre sua decomposição. Decompõem-se, sim, as partes moles, como os músculos, mas ficam preservadas as partes duras: garras, dentes e ossos. Se estas ficarem soterradas, com o tempo se tornarão parte de uma rocha sedimentar, podendo nela ficar preservadas como fósseis por muitos milhões de anos.
  Esse conhecimento fica envolto em muita tristeza quando se constata que se trata exatamente do processo que estamos presenciando em Brumadinho. Dos muitos corpos ainda não resgatados, provavelmente alguns pelo menos nunca serão encontrados. Fossilizarão e sabe-se lá quando serão descobertos. Se um dia o forem.
 Acredito que muitas pessoas que lerem isso não gostarão do que escrevi, principalmente os que têm parentes ou amigos soterrados na lama de Brumadinho. Eu as entendo e quero que saibam que pensei bastante se devia escrever esse texto.  Acabei fazendo-o porque ele nos leva a ver com dura clareza a finitude humana, mesmo eu crendo que a vida continua além da morte física.
 Já trabalhei em mina e sei da enorme importância que tëm o minério de ferro e a Vale para o Brasil. Mas ela nunca será maior que o respeito que se deve ao ser humano e, neste caso em particular, sobretudo àqueles que contribuem para que a Vale continue a ser a importante mineradora que é.

6 comentários:

  1. Perfeito amigo Percio! Nada é mais importante que a vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Marise. O direito à vida é fundamental e tão fundamental que a gente não pode atentar nem contra a propria existência.

      Excluir
  2. Pércio, sou um fã de carteirinha (frustado) da Antropologia e Paleontologia, desde criança. Eu também acredito que a vida aqui na escolinha é apenas uma passagem no caminho da evolução. Parabéns pelo conteúdo ligando a matéria e o trabalho ao valor eerespeito ao ser humano.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Afonso.
    Acreditar que aqui estamos apenas numa "escolinha" é muito bom para a nossa paz e para nos vermos com a necessária humildade.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Muito fácil "provar" coisas quando se apela pra os "milhões de anos", nada a ver com o texto, apenas uma reflexão sobre o evolucionismo.

    ResponderExcluir