quarta-feira, 13 de março de 2019

UM TRABALHO DE VINTE ANOS É CONCLUÍDO


             
Durante muito tempo, tive vontade de pôr no papel histórias vividas em meu trabalho de geólogo. A Geologia nos põe em contato com gente simples do interior mas também pode nos pôr ao lado de gente brilhante em grandes centros urbanos. Isso, aliado ao fato de haver trabalhado em vários estados do Brasil me trouxe experiências muito ricas que eu tinha vontade de compartilhar com colegas e com pessoas da minha família, que sabiam das minhas muitas viagens mas pouco sabiam do que nelas acontecia.
              Por volta de 2008, comecei finalmente a escrever essas histórias, com a intenção de um dia reuni-las em um livro. Inicialmente a ideia era contar apenas casos curiosos, engraçados, intrigantes ou trágicos vividos em trabalho de campo (principalmente na Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Amazônia). Depois, inclui histórias igualmente interessantes vividas no asfalto, em cidades como Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre e outras, menores, mas também em cidades de outros países, como Estados Unidos, Argélia (no deserto do Saara), Chile, Portugal e Itália. Por fim, decidi incluir experiências profissionais que foram importantes e muito gratificantes para mim, relacionadas com o trabalho com pedras preciosas, com o Museu de Geologia da CPRM e como colecionador de minerais, por exemplo, além de algumas viagens de geoturismo por vários países (incluindo visita a praias e vulcões do Havaí) e participação em congressos de Geologia.
          Esse trabalho teve incontáveis interrupções, algumas bastante longas, pois frequentemente aparecia alguma atividade mais importante ou que exigia atenção mais imediata. Em 2018, porém, consegui me dedicar mais a esse projeto, e em dezembro ele foi concluído. 



         O livro terminou de ser impresso dia 19 de fevereiro e ficou com 443 páginas de leitura fácil e agradável, com muitas dezenas de histórias. Seu título é AS PEDRAS DO MEU CAMINHO - Venturas e desventuras de um geólogo brasileiro.
          Os amigos que desejarem adquiri-lo (R$ 30,00 + R$ 9,00 de despesas de correio) devem fazer depósito na conta corrente 16207-8 do Banco do Brasil (001), agência 4899-2, CPF 089 670 320-72. Feito isso, remeter comprovante do depósito e endereço para remessa pelo e-mail bbjornal59@gmail.com ou por WhatsApp (51 99281-2314).  
          O livro pode ser comprado também da Oficina de Textos (ofitexto.com.br) ou na loja de minerais Talismã de Cristal, na Rua Gen. Câmara, 353, em Porto Alegre.

4 comentários:

  1. Mais uma vez, parabéns Pércio, pelo legado que você já deixou na Geologia, Gemologia e agora compartilhando os melhores e muitos momentos de sua vida com suas histórias divertidas e edificantes. Tenho certeza que muitas outras virão. Mais importante do que a experiência é mostrar e ensinar o caminho por onde você andou, histórias alegres que nem o tempo, nem o vento irão apagar.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado amigo(a) Unknow. Esta é uma das vantagens de chegar aos 70 anos. A gente tem muito a contar. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de ler todo seu livro da sua obra de vida pessoal e profissional, Pércio.
    Conseguiu transmitir, de uma forma descontraída e ao mesmo tempo detalhista, muitos dados da geologia e sua mineralogia.
    O Geólogo que consegue transportar suas ideias do conhecimento para o papel, para mim, considero como uma Pessoa de grande virtude. Não somente pra si, mas para a nação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Carlos. Foi muito bom poder resgatar aquelas histórias e mostrar até mesmo à minha família, muitas coisas que nem eles não sabiam. Uma grande abraço.

      Excluir