Muita gente provavelmente responderia à pergunta acima
de modo afirmativo. Afinal, ninguém morre por não ter numa joia ou por perder
uma joia que tinha. Mas, analisando o caso mais profundamente, vê-seque a
resposta não é tão simples assim.
A criação de uma joia envolve, em termos bem resumidos,
o trabalho do designer que a desenha
no papel, do profissional que executa aquele projeto e por fim do joalheiro que
vai vender a joia pronta.
Se ela inclui uma pedra preciosa, o que é normal,
deve-se considerar o trabalho do garimpeiro que extraiu a pedra e as despesas
que ele teve com equipamento e material de consumo. Se a gema foi produzida por
uma empresa, há, além dessas despesas, também gastos com mão de obra, salários,
impostos, taxas, etc.
Mas, a pedra preciosa não vai diretamente da mina ou
garimpo para as mãos de quem cria ou produz a joia. Ela precisa ser lapidada.
E, com o trabalho do lapidador, vêm também custos de material de consumo,
equipamento, impostos, talvez aluguel, etc.
Além da lapidação, muitas gemas passam por processos
de tratamento para melhorar ou modificar alguma propriedade física (geralmente
a cor). E isso requer mais tecnologia, mão de obra, equipamento, material de
consumo, impostos, etc.
O joalheiro que vai vender a joia pronta terá também
suas despesas com impostos, salários dos vendedores, manutenção do espaço
físico da loja, propaganda, etc. Se for um profissional consciente e realmente
preocupado com a qualidade do produto que vende, talvez contrate um gemólogo
para assegurar-se de que a pedra que está vendendo é realmente o que o
fornecedor de gemas lhe disse ser.
Este gemólogo, por sua vez, não nasceu sabendo
Gemologia; ele fez pelo menos um curso em alguma escola ou com algum gemólogo
experiente.
Se eu fosse economista, provavelmente veria várias
outras ramificações dessa cadeia produtiva, mas acho que isso é suficiente para
mostrar o quanto de conhecimento, trabalho, material e outras despesas há por
trás da beleza de uma joia. Ou seja, o quanto de renda e absorção de mão de
obra ela proporciona.
Pense nisso quando olhar uma joia numa vitrine. Pense
nisso quando o preço da joia lhe parecer muito alto. E pense nisso também
quando ganhar uma joia de presente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário