sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A TURMALINA PARAÍBA





            A novela Flor do Caribe tornou conhecida de milhões de brasileiros uma gema da qual pouca gente ouvira falar até então, a turmalina Paraíba. Isso não é de estranhar, porque a principal característica dessa gema é a raridade.

            Para início de conversa, a turmalina Paraíba só se tornou conhecida em 1989, quando foi descoberta na Paraíba (daí seu nome), na localidade de São José da Batalha, município de Salgadinho. Nos anos seguintes, foi descoberta também no Rio Grande do Norte (a divisa com a Paraíba fica bem perto de São José da Batalha), em dois locais do município de Parelhas.

          
              Após mais algum tempo, descobriu-se que havia turmalina Paraíba também na África, na Nigéria e em Moçambique. E só. Por enquanto, é o que se sabe em termos de ocorrência, e com um agravante: as jazidas brasileiras estão esgotadas e as africanas, até onde eu sei, também estão acabando. O que me deixa desolado; são cada vez mais remotas as chances de eu ter uma turmalina Paraíba na minha coleção de gemas...

        Existem turmalinas azuis (indicolita), verdes (verdelita), rosa, vermelhas (rubelita), incolores (acroíta) e pretas (schorlita).  Os cristais de turmalina são prismáticos ou colunares e muitas vezes mostram metade com uma cor e a outra metade com cor diferente. Outras vezes são três as cores, uma em cada ponta e uma terceira no centro do cristal. Mas, tem mais: alguns cristais são verdes externamente e vermelhos no centro (turmalina-melancia). Com toda essa profusão de cores, o que menos se esperava era a descoberta de uma turmalina de cor diferente de todas as conhecidas. Pois a turmalina Paraíba surpreendeu exatamente por isso, com uma cor azul muito diferente, que vem sendo chamada de azul elétrico, azul néon ou azul fluorescente. Pode também ser verde ou verde-azulada, mas também em matizes diferentes daquele da verdelita ou da indicolita.

        Mas, não são só a escassa distribuição geográfica e a cor inusitada que tornam essa gema rara. Contribui também para sua raridade o fato de raramente aparecer com boa transparência, tendo geralmente abundantes fissuras. Além disso, forma cristais pequenos: a grande maioria deles pesa menos de um grama e o maior cristal com qualidade gemológica encontrado até hoje tinha apenas vinte gramas.


            Com tudo isso, não é de se admirar que a turmalina Paraíba seja uma gema tão cara. Para se ter uma ideia, gemas lapidadas pesando entre 5 e 10 quilates (1 a 2 gramas), de excelente qualidade custam até 120 dólares por quilate se foram turmalinas comuns de cor rosa; até 200 dólares por quilate se forem verde a verde-azuladas; até 300 dólares se forem vermelhas e até 350 dólares se tiverem cor azul. Já as turmalinas Paraíba verde néon de mesma faixa de peso e mesma qualidade (excelente) valem até 10.000 dólares por quilate e as de cor azul-néon podem atingir 20.000 dólares o quilate. Se tiverem 10 quilates, o preço dispara para 35.000 dólares por quilate. Lembremos que são necessários cinco quilates para totalizar apenas um grama...


          Na novela Flor do Caribe, antes de descobrirem as turmalinas, Cassiano e Duque encontraram, na mina, um veio de cobre.  As jazidas brasileiras não têm esse veio, mas ele não chega a ser um absurdo geológico, já que o que dá a cor verde e azul à turmalina Paraíba é a presença de pequena porcentagem daquele metal (até 1,92%). Se houver também manganês, com pouco cobre, a turmalina Paraíba fica violeta. 

            As duas primeiras fotos são de Marcelo Lerner e estão no excelente livro Minerais e Pedras Preciosas do Brasil, dos meus amigos Andrea Bartorelli e Carlos Cornejo, onde os interessados podem encontrar informações adicionais sobre a mais valiosa turmalina brasileira.  A segunda é uma turmalina da coleção de Luiz Alberto Dias Menezes.
            A ultima foto são anéis da griffe Yael.

43 comentários:

  1. Sempre amei as turmalinas sejam verdes, azuis ou vermelhas e sempre achei que elas ainda não tinham recebido sua devida referência, pelo reconhecimento à sua beleza e valor. Por essa razão destaco o artigo sobre a Turmalina Paraíba, certamente a mais bela, surpreendente e maravilhosa entre todas gemas já conhecidas. São mesmo muito lindas!
    Parabéns, Pércio.

    ResponderExcluir
  2. Pércio,
    Parabéns pela matéria.
    Aproveitar temas divulgados na mídia e escrever bons textos é uma tarefa muito difícil.
    Um abraço,
    Roberto Cassimiro (Geólogo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Jane e Roberto.

      Roberto, você tem razão, a gente precisa estar mais atento ao que aparece na mídia e que tem a ver com nossa profissão. Quando me dei conta de que o grande público não conhecia a turmalina Paraíba (haviam até me perguntado se ela existia mesmo...), caiu a ficha e tratei de divulgar e esclarecer o assunto.
      Procurei fazer o mesmo ao selecionar os temas dos 64 artigos que escrevi para o Canal Escola (www.cprm.gov.br), incluindo entre eles textos sobre o Aquífero Guarani, o petróleo do pré-sal, água mineral, a questão do nióbio brasileiro, entre outros.
      Postar comentários no blogspot é, de fato, meio complicado. Minha mulher, na última tentativa, postou o comentário e depois viu que havia postado em meu nome... A maioria dos comentários acabo recebendo por e-mail.
      Um abraço.

      Excluir
    2. Percio,
      Hoje, 15/11/2013, feriado, em casa pesquisando algo mais sobre turmalinas, deparei-me com a matéria escrita por você. Li e gostei.
      Sou oriundo dessa região paraibana onde, ainda, são encontradas turmalinas.
      Gostaria, se for do seu interesse, de trocarmos informações sobre o tema.
      Abraço,
      Donato.

      Excluir
    3. Benedito, só hoje estou lendo seu comentário. Tenho interesse, sim, em trocar informações sobre a turmalina Paraíba. Escrevaa-me. (perciomb@gmail.com)

      Excluir
  3. Eu ja perambulei ao redor da mina na PB o acesso e proibido dentro da mesma. Uma funcionaria me contou que usava uma bata fechada e somente uma das maospara catar as melhores turmalinas localizadas numa grande mesa. Esse trabalho era todo +++supervisionado. Entao se vc tiver muita sorte pode ficar ao redor no campo procurando por algum caquinho que tenha voado...

    ResponderExcluir
  4. Muito interesante articulo Percio, obrigado. Eu descubri que existe esta hermosa turmalina en mi mas reciente viagem no Brasil en Novembro. En Copacabana venden algo de Paraiba no estoy seguro si es real. Un abrazo y feliz Natal y ano novo.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. eu irei ganhar uma para a minha coleção. Eu comprei de um amigo meu um cristal bruto, que eu irei lapidar de um amigo colecionador por apenas 200 reais!!!!!

    ResponderExcluir
  7. é uma pedra magnífica essa turmalina, o tom azul életrico ou verde neon e absolutamente magnifico, o preço que não é muito convidativo, porem você tem quer dar sorte para pegar um bom exemplar a um bom (ótimo) preço

    ResponderExcluir
  8. Sou empresario Angolano e a minha empresa é dententora de uma mina de turmalina, no momento estamos a proucura de compradores Meu email brasmiranda1981@hotmail.fr

    ResponderExcluir

  9. Bom dia Caro amigo Percio desculpe incomoda-lo mas poderia me dizer se esta noticia q esta na internet sobre esta Agata e verdadeira....texto abaixo
    Temos também a "ágata geométrica". Uma jazida foi encontrada na Paraíba e está sendo analisada. Diferente de todas as demais formas, esta possui lados completamente planos naturalmente e algumas ôcas com superfícies planas interna e externamente. Ainda estão sob estudos, mas muitos colecionadores, artistas e museus já começam a busca por exemplares que variam de 3 a 14 lados, variando de apenas algumas gramas até uma de 19 quilos e 800 gramas já retirada com lados polidos naturalmente.
    desde ja agradeço sua atenção muito obrigado
    Atenciosamente Batista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Batista
      Essas ágatas existem, sim. Eu tenho duas na minha coleção, só que não sei de onde vêm.
      Eu prefiro chamá-las de ágatas poliédricas.
      Um abraço;

      Excluir
    2. Prezado Batista
      Essas ágatas existem, sim. Eu tenho duas na minha coleção, só que não sei de onde vêm.
      Eu prefiro chamá-las de ágatas poliédricas.
      Um abraço;

      Excluir
  10. Turmalina da Paraíba Azul Neon Certificada!!!
    Todas as informações e especificações estão disponíveis!
    Está a venda no ML aceito MercadoPago!

    Link:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-650426969-turmalina-da-pariba-azul-neon-certificada-para-vender-ja-_JM

    Tirem todas as suas dúvidas pelo ML.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Oi estou interessada nas turmalinas...podemos conversar? Entre no meu face e podemos conversar melhor

    ResponderExcluir
  12. Parabens Pela materia,trabalho a pouco tempo com as Turmalinas Paraibanas representando uma cooperativa e realmente São de Beleza singular...

    ResponderExcluir
  13. Estou com alguns lotes de turmalina paraiba para venda caso haja interesse segue o meu contato.
    email: silvarodrigues7@bol.com.br

    ResponderExcluir
  14. https://www.facebook.com/vorystoneslapidary/

    ResponderExcluir
  15. Deve ser muito baixo, sobretudo para uso como gema.

    ResponderExcluir
  16. Me ofereceram uma turmalina de 53 kg. Será que é verdadeira? +5541996772556 e celestersmartins@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Preciso, sou do estado de Alagoas encontrei larimar na região que moro.

    ResponderExcluir
  18. Good afternoon!
    We are interested in the purchase of rough crystals of tourmaline 300-500 carats per month. We are interested in blue, green tourmalines. How much per month can you supply untreated tourmaline to Dubai or Ukraine? Give us the best price for a carat. Provide photos of tourmaline?
    Thank you in advance.
    Regards,
    John.
    gutsal1771@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Dear John
    Sorry, but I can't get so much tourmalines and I don't know who can help you.

    ResponderExcluir
  20. quanto deve custar um kilo de trumalina no mercado Brasileiro

    ResponderExcluir
  21. Ambrosio, não sei te responder porque não trabalho com comércio de gemas. Mas, varia bastante, dependendo da cor. Não considerando a turmalina Paraíba e a turmalina cromífera, a mais valiosa é a azul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E.suceisso .mais.valios.e.a.azul

      Excluir
    2. Eu.sou.dona.pedras.mais.cara.mundo. maria.zilda.faustina

      Excluir
    3. Eu.foi.firmada. sou.e.pessoa.dona.do.Bill. de.doli. pedras.turmalina.Paraíba. Mundo. Pedra.mais.cara

      Excluir
  22. Pedras.e.de.mias.mea.maria.zilda.faustia.eu.sou.filho.dela. pedras.cara..com.turmalinase.turmalinas.pertenci. Maria..zilda.faustina

    ResponderExcluir
  23. Caras.blogs..bom.suceisso.pb..paraiba.Brasil. Maria.zilda.faustina.benedito.caitano.da.silva.neto.nené

    ResponderExcluir
  24. Eu.sou.dona.pedras.turmalina.diamante

    ResponderExcluir
  25. Tenho um cliente alemão que casou com brasileira e agora mora em Salvador-BA. Ele tem empresa há 40 anos na Alemanha e agora montou uma no Brasil no RN. Meu cliente quer comprar pedras especiais no tamanho, cor, transparência e etc. Principalmente a Turmalina Paraíba de cor neon. Caso alguém tenha, estou a disposição. Obrigado. WhatsApp: 35984299938.

    www.julianocunhaimoveis.com.br

    www.jcesmeraldas.com.br

    www.facebook.com/jcmineracao/

    www.linkedin.com/in/jcbusiness/

    www.youtube.com/channel/UCDgWzApjlIRYMXJAZr32KNw

    ResponderExcluir
  26. Quero comprar pedras turmalina
    Whatsapp (81)984987886 Paraíba região
    E-mail Willicas0378marias@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Eu queria só uma pedrinha, pode ser bem pequena, mas verdadeira. Consigo?

    ResponderExcluir
  28. Uma pedrinha de turmalina Paraíba azul. Verdadeira. Consigo? Pode ser pequena. anastaccato@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Você quer pedra bruta ou lapidada? Informe isso e que tamanbo deseja. Tentarei conseguir
    A maior dificuldade é saber se se trata realmente de numa Paraiba, já que visualmente não dá para garantir.

    ResponderExcluir