quarta-feira, 21 de março de 2012

UMA GEMA RARA MAS NÃO TANTO

      
            Se você nunca ouviu falar numa pedra preciosa chamada larimar, não se surpreenda.  Ela raramente é vista no Brasil e mesmo nos livros de Gemologia.
            Até hoje essa gema só foi encontrada e, portanto, só é produzida na República Dominicana. Bem, pensará você, isso então explica por que ela é tão pouco conhecida.  Era o que eu pensava também.  Mas, já não penso assim.
            No mês passado, descobri que peças de adorno pessoal feitas com larimar são muito abundantes nos países do Caribe, nas lojas existentes nos navios de turismo que por ali navegam e até mesmo no Havaí, lá do outro lado da América do Norte. Portanto, se a larimar é pouco conhecida por aqui é porque nossos joalheiros e designers de joias ainda não a descobriram.
            Vi muita oferta dessa pedra em Philipsburg (St. Martin), onde uma placa polida de 5 x 3 x 4 cm custa 30 dólares; em San Juan (Porto Rico); Basseterre (São Cristóvão e Nevis) e Labadee (Haiti).
Larimar bruta
            Larimar é uma variedade azul-clara de pectolita. Não é transparente, daí ser usualmente lapidada em cabuchão ou na forma de objetos decorativos.
            A pectolita é um silicato básico de sódio e cál­cio – NaCa2Si3O8(OH) – que forma massas fibrosas compactas, de fibras paralelas ou não, cinzentas ou esbranquiçadas, podendo ser também incolores e rosadas. Ela tem brilho sedoso e costuma ser translúcida. Excetuando a variedade de que falamos acima, raramente é usada como gema.  


3 comentários:

  1. Bem bonita!
    Talvez não seja confundida com turquesa? mesmo sendo mais brilhosa?
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Helen, ela tem uma cor mais uniforme que a da turquesa e é azul mesmo, enquanto a turquesa é azul-esverdeada. Deve haver larimar com cor bem mais parecida com a da turquesa, mas como a mais valisoa é a azul, esta é a que tem sido aproveitada e a única que vi até hoje no mercado. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Iniciamos a caminhada com joalheria de arte...algumas com pedras preciosas...da uma olhada no http://rosagroismanartemvidro.blogspot.com
    facebook.com/vitrais de Rosa e Juan
    Grande abraço! Está ótimo o blog!

    ResponderExcluir