quarta-feira, 24 de agosto de 2011

POR QUE AS MULHERES GOSTAM TANTO DE PÉROLAS

Minha amiga Márcia Maia, webmaster do Portal das Joias (www.portaldasjoias.com.br), me perguntou um dia, no final de um e-mail: Por que as mulheres gostam tanto de pérolas ? Era, eu acredito, uma pergunta retórica, mas não quis deixar sem resposta uma amiga que eu admiro muito por ser uma guerreira como profissional, esposa e mãe. Só que eu não sabia o que lhe responder.

Pensei um pouco, porém, e logo percebi: é uma questão de afinidade, de muita afinidade!

A pérola, como as mulheres, é cheia de curvas, tem um brilho misterioso, é diferente...

Ela é uma gema, mas não precisa de lapidação, pois, como a Marina de Caymmi, já é bonita com que Deus lhe deu.

A pérola é difícil de quebrar, mas se não for tratada com cuidado, sofre danos irreparáveis e, costuma-se dizer, pode até morrer.

Outra coisa: ela é usada em joias, mas não é uma pedra, pois foi produzida por um ser vivo.

Não sei se vocês sabem, mas é preciso abrir em média quarenta conchas para encontrar uma pérola. E é o que faz o homem, que muitas vezes só depois de conhecer muitas mulheres encontra aquela que veio ao mundo para ser sua.

A imensa maioria das pérolas encontradas no mercado são cultivadas, mas existem as naturais, aquelas que têm, podemos dizer, uma beleza primitiva ou mesmo selvagem. E assim são as mulheres: algumas são naturalmente belas, outras têm uma beleza cultivada.

Mas, não ficam por aí as muitas semelhanças. É a dor causada pela presença de um corpo estranho que faz o molusco reagir e dar ao mundo essa maravilha que é a pérola. E não é com a dor do parto que a mulher dá ao mundo um novo ser, que é sempre maravilhosamente único ?

Na sua obra mais famosa, O Nascimento de Vênus, o pintor italiano Sandro Botticelli mostra a deusa do amor e da beleza surgindo de onde ? De uma concha!

Para os indianos, as pérolas são lágrimas congeladas nascidas do encontro das nuvens com as águas. E quem não sabe a força que tem uma mulher que chora ?

Os gregos antigos acreditavam que da pérola emanavam forças vivificantes e protetoras. E não é da mãe que emana nossa vida ? E não é ela quem mais nos protege desde a fecundação ?

E se a pérola brilha soberana, a madrepérola – ou seja, a mãe da pérola - brilha discretamente, feliz com o esplendor da filha.

Voltando, então, à pergunta de minha amiga Márcia - Por que as mulheres gostam tanto de pérolas ? - a resposta fica agora fácil: Porque as pérolas são femininas, as pérolas são mulheres !

E feliz do homem que aprendeu, na vida, que mulheres são como pérolas !

9 comentários:

  1. A primeira das duas fotos mostra uma pérola e a concha onde ela se formou. A pérola veio dentro do molusco, exatamente como ambos estavam quando retirados da gaiola em que foram cultivados, no Havaí. Foi um valioso presente da amiga Elizabeth Brollo. A dupla faz sempre muito sucesso nos meus cursos de Gemologia.

    ResponderExcluir
  2. Pércio,
    Poucas pessoas se habilitam e conseguem superar as entranhas de si mesmas e compor com o outro, "outra", um texto tão belo. Pela sensibilidade e pelo carinho, parabéns!

    Rosana Hummel

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Rosana ! Isso é um elogio e tanto !
    Parabéns também a você pela beleza de suas criações, que denotam criatividade, bom gosto e também sensibilidade, é claro !

    ResponderExcluir
  4. Pércio! Amei este texto que compara com tanta acuidade uma gema (orgânica) com o ser humano, no caso, a mulher. Concordo sim, pérolas são femininas e acrescento que admiro a sua maciez ao toque e suavidade, o brilho suave da lua... Poderíamos também fazer um paralelo dizendo que os homens são como diamantes, resistentes ao atrito e ao calor às vezes cheios de arestas necessitando ser burilados (lapidados) para se tornarem brilhantes!
    No entando, numa última observação, podemos pensar, será mesmo verdade, ou tudo não passa de poesia?
    Obrigada Pércio por tuas obervações em algo desta natureza que nos leva a pensar...
    Te amo!!!
    Beijos,
    Jane.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da analogia homem x diamante, Jane. Você podia desenvolver mais esse tema... Conhecimento e inspiração não lhe faltam !
    Quanto a isso tudo ser verdade ou apenas poesia, talvez não seja muito relevante. O importante é que essas divagações nos fazem parar para pensar, nos afastam, por alguns momentos que seja, do correria diária. E um pouco de poesia na vida da gente sempre faz muito bem...
    Muitos beijos.

    ResponderExcluir
  6. Uau! Homens que tem a lua no lugar do coração...Lindo!

    ResponderExcluir
  7. Bélissima comparação Professor. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. A querida amiga que me deu a pérola da primeira foto está numa UTI, há 38 dias, inconsciente. Mas há de sair de lá e voltar a sorrir, a jogar tênis, a ser a profissional que tanta gente admira e respeita.
    Coragem, Beth ! Não cessamos de orar por sua recuperação !

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente, não saiu... Mas, por certo está num lugar muito bonito, daqueles que Deus reserva para as pessoas de grande coração. Tchau, amiga ! Até breve!

    ResponderExcluir