terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O RECADO FOI DADO

Quando a cidade do Rio de Janeiro foi sede dos Jogos Pan-Americanos, em 2007, armou-se um grande esquema de segurança, como era de se esperar, e tudo transcorreu na maior tranquilidade.

Algum tempo após encerramento dos jogos, porém, aqui em Porto Alegre, um conhecido nosso que é policial militar (Brigada Militar), disse que sua corporação ficou sabendo o seguinte: os jogos só foram realizados em clima de tranquilidade porque houve acordo entre as autoridades da segurança e os traficantes de drogas do Rio de Janeiro. Verdade ? Ficamos na dúvida. A mídia daqui nada informou sobre isso (não sei se a do Rio publicou alguma coisa), mas a fonte era digna de crédito.

Durante os atentados praticados pelos traficantes cariocas recentemente, que acabaram ocasionando a invasão da Vila Cruzeiro do Sul e dos morros do Complexo do Alemão, em um dos muitos ônibus incendiados, os traficantes deixaram um recado: Com UPP não há Olimpíada.

UPP, como se sabe, é a sigla que identifica as Unidades de Polícia Pacificadora, iniciativa que está levando realmente paz aos morros cariocas, pois expulsa os bandidos através da presença permanente da Polícia Militar nas zonas onde cada uma delas é criada.

Este recado já não assusta tanto, porque a invasão da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão mostrou que as forças armadas e a Polícia, em conjunto, resolveram virar o jogo. Mas, ainda há muitas favelas controladas pelos traficantes. E esse aviso vem dar muito mais credibilidade àquela história de que os Jogos Pan-Americanos se realizaram em paz porque houve acordo com os traficantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário