Inaugurar obras inacabadas é coisa corriqueira na política brasileira. Este mês, por exemplo, Lula inaugurou o primeiro trecho da ferrovia Transnordestina. Sabem quanto ele mede ? Só 1% (isso mesmo, unzinho por cento) da ferrovia toda.
Inaugurar obras que ainda nem começaram é mais raro, mas também já se viu, tamanha é a cara-de-pau de nossos dirigentes.
Mas, nesta seara, o ainda presidente Lula superou a todos, inclusive a si próprio, dia 28 de dezembro.
A cidade do Rio de Janeiro tem um viaduto, que os cariocas chamam de Elevado da Perimetral e que, acredito, todos eles acham feio. Eu também acho, embora não consiga imaginar o trânsito daquela área da cidade (fica junto ao porto) fluindo sem o tal elevado.
Pois bem, o prefeito, Eduardo Paes, decidiu demolir o Elevado e reurbanizar a área portuária. A maquete do projeto mostra que ela vai ficar linda. Não sei se vai valer a pena o custo e o sacrifício a ser imposto aos cariocas, mas o resultado previsto me parece lindo. Custo e incômodos não me deveriam preocupar, já que vivo feliz em Porto Alegre, mas tenho muitos amigos e parentes no Rio e em Niteroi e me preocupo, sim, por eles.
Bem, mas o que tem Lula a ver com isso ? Acontece que o prefeito do Rio convidou o presidente da República para inaugurar não a obra de reurbanização, mas a demolição do Elevado da Perimetral ! Vocês já viram disso ? Inauguração de uma demolição ?!
Pois é... Mas tem mais !
Como é que se faz para inaugurar uma demolição ? Eduardo Paes sabe: ele mandou construir uma maquete do Elevado, ou seja, do viaduto feioso que quer demolir, para que Lula, com uma martelada, simbolicamente desse início à demolição, destruindo a maquete ! Em países um pouco mais sérios, presidente da República nem inaugura obra, deixando isso para os ministros. Aqui, temos um presidente que inaugura demolição.
Mas, tem mais ! Como Lula não podia ir ao Rio para a cerimônia, Eduardo Paes levou a maquete a Brasília, e lá Lula deu a solene martelada.
Bastaria isso para o presidente ter mais outro “Nunca antes neste país” a incluir em sua biografia (com direito a registro em cartório, é claro !). Mas, há um último e significativo detalhe nessa surrealista inauguração. Pasmem, companheiros e companheiras: a demolição do viaduto de verdade vai começar sabem quando ? Depois do Carnaval. Mas , bem depois do Carnaval. Mais precisamente, em 2013 !
Nenhum comentário:
Postar um comentário